segunda-feira, 12 de abril de 2010
HISTÓRIA DOS DESBRAVADORES
Em 1919 Arthur Spalding, editor do Wathman Magazine, começou um clube de Escoteiro Missionários, em seu lar na cidade de Medisson - Tenessee , EUA. A idéia começou com seu filho que acampou com alguns escoteiros. Arthur estudou a organização, formulou novas diretrizes compatíveis com os objetivos espirituais da Igreja e criou o seu clube. O clube de Arthur fazia excursões de fim de semana, trabalhos manuais, e seguimento de pista. Os Escoteiros Missionários desenvolveram ideais que foram fundamentais para o atual Clube dos Desbravadores (entre estes o Voto, a Lei e o Lema, que foram redigidos em 1921).
A Associação Geral adotou os nomes de Amigo, Companheiro e Camarada para as primeiras Classes J.A. (antiga Classes Progressivas), na Sessão de Primavera realizado em São Francisco, 1922, (inicialmente como um programa para jovens).
C. Lester Bond secretário do Depto. De Jovens da Associação Geral preparou as primeiras especialidades em 1928, quando já havia 1075 Desbravadores ( Dados de 1927).
Em 1930, em Santa Ana, surgiu um Clube para juvenis sob a liderança do Dr. Theron Johnston. As reuniões eram realizadas no porão de sua casa, e as primeiras instruções fora técnicas de Rádio e Eletrônica. Sua filha Maurine, que o tinha ajudado com o rádio, protestou quando não lha foi permitido participar do clube. Como resultado sua mãe iniciou outro Clube para meninas, que se reunião no sótão. Os Clubes de Maurine e Jhoston se reunia uma vez por mês em conjunto e iam acampar. Utilizavam-se os requisitos para os jovens das Classes Progressivas. Como uniforme tinha apenas uma camisa especial. É difícil saber como tal programa podia ser tão combatido.
O Clube de Johnston usou o nome de Desbravadores escolhido por Mckin, seu assessor. Não temos certeza de onde ele obteve esta inspiração, embora suponha-se que a idéia tenha surgido após o primeiro acampamento da Associação do Sudeste da Califórnia em 1928, onde um dos oficiais da Associação contou-lhes a história de John Fremont, um explorador americano, ao qual se referiu como desbravador. Depois ao ser formado a Clube, Mckin pode ter se lembrado disto. Outras fontes atribuem o nome ao local do primeiro acampamento conduzido pelo Pr. John Hancock em 1946, Pathfinders Camp (Campo dos Desbravadores).
Outro evento importante de 1930, que preparou o terreno para o rápido crescimento do Clube dos Desbravadores depois que estes foram realizados, foi o acampamento de Wawona no parque de Yosemite, onde 40 diretores de jovens foram capacitados para a liderança dos chamados acampamentos culturais, com um programa amplo, que incluía Pioneiria, trabalhos manuais, estudos da natureza, caminhadas e excursões com equipamentos para pernoite, programa ao pé da fogueira, e demais instruções do que hoje é conhecido como Classe J.A., tudo isso sobre um fundo de idealismo religioso, lealdade denominacional e civismo.
Também em 1930 foram estabelecidas as Classes Preliminares, atualmente usados pelos aventureiros. No início alguns Clubes não recebiam o apoio das igrejas sendo que alguns foram até fechados sob ameaça de exclusão, ( um deles foi o Dr. Johnston ). Apesar disso a idéia permanecia, e alguns Clubes prosperaram.
Entre 1931 e 1940 outras associações aderiram ao programa. Na União Norte do Pacífico L. A. Skinner funda o Clube Locomotivas (Traiblazers ).
Em 1935 iniciam-se os acampamentos de jovens. O primeiro manual em português destes acampantes culturais foi editado em 1947. Inicialmente os membros usavam uniforme verde-floresta, o que o ajudou na identificação do Clube com a Natureza. O objetivo do uso do uniforme era a identificação como grupo ao saírem a partilhar sua fé. Outros objetivos eram manter o moral entre o membros, dando-lhes a consciência de pertencer a uma organização importante e também o uso do mesmo em cerimônias como investiduras, desfiles, etc. O uniforme verde embora ainda utilizado em outros países, foi trocado por uniforme cáqui no Brasil, depois que um jovem líder de desbravadores usando a calça verde do uniforme foi confundido comum terrorista disfarçado, e preso, na década de 70. No início desta mudança o uniforme mantinha a cor verde-floresta, depois unificou-se a cor para ambos os sexos.
Em 1946, o secretário J. A. da Associação do Sudeste da Califórnia, Pr. John Hancock, depois Líder Mundial, desenhou o emblema do Clube de Desbravadores, incorporando idéias do Clube Locomotivas. Os três lados do emblema representam o desenvolvimento Físico, Mental e Espiritual dos membros do Clube. A espada representa o Espírito Santo, o Escudo da fé. Juntos objetivando indicar que o Clube de Desbravadores é uma organização espiritual, relacionado a igreja.
Ainda neste período teve o início do primeiro Clube patrocinado pela Associação de Riverside, Califórnia. O jovem estudante universitário chamado Francis Hunt foi eleito pela igreja como diretor, para iniciar o clube com cerca de 35 membros.
Em 1947 a Associação Geral solicita a União Norte do Pacífico, elaboração de normas e planos para a transformação do Clube de Desbravadores para um programa Mundial. Esta planificação foi desenvolvida pelo Pr. J. R. Nelson, que era na época Diretor da União.
Lawrence Paulson, diretor do Clube de Glendale - EUA, escreveu os primeiros manuais.
Em 1948, Henry Berg projetou a bandeira dos Desbravadores, e em 1952 compôs o hino dos Desbravadores.
O Clube de Desbravadores embora já existisse, ainda não havia sido oficializado, fato que ocorreu em 1950, tendo o Departamento de Jovens da Associação Geral adotado oficialmente o CLUBE DE JOVENS MISSIONÁRIOS VOLUNTÁRIOS como programa mundial.
O primeiro Camporée dos Desbravadores ocorreu de 7 a 9 de Maio de 1954, em Idlewild na Califórnia ( dados de 1953 indicavam a existência de 29.679 desbravadores ).
O dia dos Desbravadores começou a ser comemorado em 1957, inicialmente designado para o 3º ou 4º Sábado de Setembro ( Atualmente comemoramos em Abril ). O primeiro brasileiro a usar uniforme foi o Pr. Cláudio Belz, que esteve nos EUA, por volta de 1960, onde conheceu o Clube, gostou da novidade, mandou fazer uniforme e o usava ao voltar para o Brasil enquanto tentava iniciar a organização de um Clube no Rio de Janeiro, na Igreja do Méier. Este uso de uniforme não pastoral foi bem recebido, no início por alguns membros.
O primeiro Clube oficial na América do Sul foi o Clube Conquistadores de La Iglesia, da Igreja de Miraflores no Peru, inaugurado oficialmente por um Pastor, em 1961 que na semana seguinte esteve em Ribeirão Preto, inaugurando o primeiro Clube Brasileiro, que fora organizado pelo Pr. Wilson Sarli, sendo seu primeiro diretor Edgar Tursílio. Na outra semana, este mesmo Pastor esteve no Rio de Janeiro oficializando o Clube organizado pelo Pr. Cláudio Belz. Logo a seguir organizou-se o Clube de Desbravadores da Igreja do Capão Redondo, tendo como seu diretor o Pr. Joel Sarli.
Atualmente o Clube de Desbravadores é um dos Departamentos fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e tem como objetivo principal prover atividades educacionais-recreativas aos membros da igreja e da comunidade.
HISTÓRIA › DESENVOLVIMENTO CRONOLÓGICO
1852 — Publicado o “Youth Instructor” (1852-1870), a primeira literatura direcionada aos jovens. Seu primeiro editor foi Tiago White.
1879 — Primeira Sociedade de Jovens, em Hazelton, Michigan, iniciada pelos adolescentes Luther Warren e Harry Fenner.
1890 — Publicado “Our Little Friend”, para crianças, em Julho. Seu primeiro editor foi W. N. Glenn.
1891 — Sociedade de Jovens, Antigo, Wisconsin, iniciada por Meade MacGuire.
1892 — Sociedade de Juvenis, Adelaide, Sul da Austrália, por A. G. Daniels.
— 1º Testemunho, apelo para uma obra definida para os jovens, escrita por Ellen G. White, no dia 19 de Dezembro de 1892, em Melbourne, Austrália. Esse boletim foi lido na Assembléia da Associação Geral de 29 de Janeiro de 1893 e em parte dizia: "Temos hoje um exército de jovens que podem fazer muito se forem devidamente orientados e encorajados...".
1893 — Serviço Cristão da Sociedade de Jovens, College View, Nebraska.
1894 — Grupos Luz do Sol, South Dakota, pelo Pastor Luther Warren.
1899 — Organizada a obra dos jovens em Ohio.
1901 — Sociedade de Jovens, organizada em Iowa. Supervisão geral da Obra dos Jovens, sob a responsabilidade do Departamento da Escola Sabatina da Associação Geral. Pela primeira vez, é impresso o cartão de Membro dos Missionários Voluntários.
1903 — Sociedade de Jovens, iniciada na Alemanha.
1904 — Publicado o Manual da Obra dos Jovens.
1905 — Sociedade de Jovens na Inglaterra, Ilhas Cook, Trinidade, África, Jamaica, Ilhas Ocidentais e Canadá.
1907 — A Associação Geral cria o Departamento de Jovens, com o nome: “Sociedade de Jovens Adventistas do Sétimo Dia dos Missionários Voluntários”.
— Pr. Milton E. Kern, é eleito primeiro Líder do Departamento MV da Asociação Geral. (1907-1922)
— Anna Mitilda Erickson, é eleita primeira Secretária MV (1907-1920).
1908 — Primeira Celebração do Dia do Voluntário Missionário, em 7 de Março.
— Organizadas Sociedades MV no Taiti, Cingapura, Norfolk, Fiji e Portugal.
1909 — Organizada a Sociedade Missionária Voluntária de Juvenis.
— Realizada a obra dos Missionários Voluntários em Pitcairn e Polinésia Francesa.
— Organizada a Sociedade de Missionários Voluntários na União Escandinava.
— Publicado o “Morning Watch Calendar” (Inspiração Juvenil) em alemão e português.
1910 — Formada a Sociedade de Missionários Voluntários nas Bermudas.
1911 — Clube de Rapazes, Takoma Indians, Woodland Clan & Pals, iniciado em Maryland.
— Organizadas Sociedades de Missionários Voluntários na Coréia.
1912 — Organizadas Sociedade de Missionários Voluntários nas Filipinas, União Sul-Americana e América Central.
1913 — Organizada a Sociedade de Missionários Voluntários na China.
— Organizada a Sociedade de Jovens iniciada em Budapeste, Hungria.
— Primeiro “Morning Watch Calendar” em espanhol e Curso de Leitura.
1914 — Convenção dos Missionários Voluntários na China.
— Curso de Leitura em dinamarquês, norueguês e sueco.
— “Morning Watch Calendars” em dinamarquês, norueguês, sueco e chinês. A Austrália começa a publicar seu próprio “Morning Watch Calendar”.
1915 — Organizado Ano Bíblico dos Jovens.
— Publicado pela primeira vez o “Morning Watch” em coreano.
1916 — Lançado o Primeiro censo MV na história dos jovens da IASD.
— Os Departamentos MV são transformados em unidades administrativas.
1917 — Organizado Ano Bíblico dos Juvenis.
— Organizado Curso de Leitura para Primários.
1918 — Pr. H. U. Stevens, é eleito primeiro Líder do Departamento MV da Divisão Sul-Americana.
— Manual dos Juvenis, de autoria de Ellan Iden-Edwards.
— Relatório: 1.230 Sociedade de Jovens e Juvenis; 24.638 membros.
1919 — Organizada a Missão dos Sentinelas, por Arthur W. Spalding, no Tennessee.
1920 — Harriet Holt eleita a primeira Secretária dos Juvenis (1920-1928).
1921 — Criados o Voto e a Lei dos MV de autoria de Harriel Holt e A.W.Spalding.
1922 — São introduzidas as Classes Progressivas MV: Amigo, Companheiro, Camarada e Guia Camarada.
— Harriet Holt e A.W. Spalding advogaram as idéias básicas para os Clubes dos Desbravadores.
1924 — Publicado o Manual dos Juvenis de autoria de Harriet Maxson Holt.
1925 — Primeiro Acampamento de Juvenis, realizado na Austrália.
1926 — Primeiro Acampamento de Juvenis, para meninos, nos Estados Unidos, em Town Line Lake, Michigan.
1927 — Acampamento de Juvenis, para meninos e meninas, em Michigan e Wisconsin (para participar no acampamento o jovem deveria ter sido investido na Classe Amigos).
1928 — Pr. Elder C. Lester Bond, é eleito secretário dos Juvenis do Departamento MV da Associação Geral (1928-11946).
— Realizado o primeiro Congresso de Jovens Adventistas do Sétimo Dia, de 17 a 22 de Julho, em Chemnitz, Alemanha. 3.000 delegados.
1929 — “Desbravador” nome usado pela primeira vez em um acampamento de verão em Idyllwild, Califórnia. John Mckinm iniciou um clube de "Desbravadores" em seu lar em Anaheim, CA. Ele era chefe de escoteiros e desejava oferecer atividades ao clube de jovens cristãos adventistas. O Dr. Claude Steen ajudou os meninos e a Sra. Willa Steen, uma conselheira do Acampamento de Idyllwild, e a Sra. Mckin, como Diretoras das meninas.
— Publicado o primeiro Manual Missionários Voluntários para os Juvenis.
1930 —P. Henry T. Elliott nomeado como Líder do Departamento MV da Associação Geral (1930-1933).
— Estabelecidas Classes MV Preliminares: Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores.
— Dr. Theron Johnston, de Santa Ana, Califórnia, iniciou um Clube de "Desbravadores" para os meninos, no porão de sua casa, Lester Martin (pai de Charles Martin) trabalhou com ele. A filha de Johnston, Maurine, ajudou a organizar as reuniões, mas não pôde participar. Ela tanto importunou a sua mãe, Sra. Ethel Johnston, que esta acabou pedindo a Sra. Ione Martin para ajudá-la a iniciar um Clube para Meninas, que se reunia no sótão. O grupo de Santa Ana - Fullerton se reunia mensalmente com o Clube Anaheim para trabalhar nos cursos por uma hora, ensaio do coro, dirigido pela Sra. Willa Steen. Eles cantavam nas igrejas dos arredores e para fins evangelísticos.
— Publicado o livro “Mensagem aos Jovens”, de Ellen G. White.
1931 — Programa especial na Associação Geral para especialidades MV, com a realização de uma Investidura como Amigo, Companheiro, Camarada e 53 distintivos de Guia.
1932 — Compra do primeiro Acampamento de Desbravadores MV em Idyllwild, Califórnia.
— Publicado o Manual de Líderes de Acampamento.
1934 — Pr. Alfred W. Peterson é nomeado Líder do Departamento MV da Associação Geral (1934-1946).
1935 — Lançado o 1º número da revista "Nosso Amiguinho".
1936 — Casa Publicadora Brasileira começa a editar uma revista especial para nossos jovens e crianças entitulada "Juventude".
1937 — Publicada a lição dos intermediários que hoje é chamada Lição dos Juvenis.
1938 — Publicado o Manual de Guia.
— Liga de Serviço, acrescentado ao Programa MV.
1943 — Pr. Denton E. Rebook e Pr. E. W. Dunbar nomeados Secretário Associado MV da Associação Geral (1943-1946).
1944 — Revisão do Manual dos Missionários Voluntários Juvenis.
1945 — Primeiro livro devocional MV, “Mysteries”, de L. H. Wood.
— Introdução de “Clássicos do Caráter”.
1946 — Pr. Eldine W. Dunbar, nomeado Secretário Geral MV da Associação Geral (1946-1955).
— Pr. Theodore Lucas e Pr. Laurence A. Skinner nomeados Secretário Associado MV da Associação Geral (1946-1955).
— Primeiro Clube dos Desbravadores patrocinado por uma Associação Riverside, na Califórnia - Associação do Sul da Califórnia.
— Desenhado o emblema do Clube dos Desbravadores por Pr. John H. Hancock.
1947 — Primeiro Congresso de Jovens da Divisão Norte-Americana, de 03 a 07 de Setembro, em San Francisco, CA.
— Lançamento do slogan “Partilha a Tua Fé”.
1948 — Pr. Henry Bergh desenha a Bandeira dos Desbravadores. Helen Hobbs faz a primeira bandeira.
1949 — Pr. Henry Bergh escreve o Hino dos Desbravadores.
— Primeiro Acampamento para Treinamento de Líderes dos Desbravadores, Camp Wawona, em Outubro.
1950 — A Associação Geral autoriza o funcionamento do Clube de Desbravadores a nível mundial.
— Pr. Laurence A. Skinner nomeado Líder Mundial dos Desbravadores (1950-1963).
— Curso de Treinamento para os Líderes de Desbravadores.
— Publicado “Como Iniciar um Clube de Desbravadores”.
1951 — Primeira Feira dos Desbravadores, em 23 de Setembro, em Glendale, Califórnia, Associação do Sul da Califórnia.
— Segunda Feira dos Desbravadores, em 30 de Setembro, em Glendale, Califórnia, Associação do Sul da Califórnia.
— Congresso de Desbravadores, em 4 de Novembro, no Colégio de La Sierra, Associação do Sul da Califórnia.
— Mudança da Classe Guia muda para Líder.
— Revisão do Manual dos Missionários Voluntários Juvenis.
— Apresentado MV Program Kit (antiga Diretrizes), por Mildred Lee Johnson, editor de 1951 a 1957.
— Publicado o Manual dos Líderes dos Desbravadores.
1952 — Direitos autorais do Hino dos Desbravadores de Henry T. Bergh, com a omissão da palavra "Bondade".
— A revista “Youth Instructor” celebra seu centenário.
1953 — Organizada a Legião de Honra MV.
— Congresso Pan-Americano de Jovens, de 16 a 20 de Junho, em San Francisco, Califórnia.
1954 — Adotado oficialmente a Voz da Mocidade (programa evangelístico apresentado por jovens para os jovens).
1955 — Pr. Jairo Flores, é eleito Líder do Departamento MV da Divisão Sul-Americana. (1955-1961)
— Pr. Theodore Lucas, nomeado Secretário MV da Associação Geral. (1955-1970).
— Pr. Edwin L. Minchin, nomeado Secretário Associado MV da Associação Geral. (1955-1963).
1956 — Acrescentada a Classe Progressiva Pesquisador. Também, é dividida a Classe de Líder.
— Revisão do Manual de Líder.
1957 — Celebração dos 50 anos dos MV, em 13 de Julho de 1957, em Mount Vernon, Ohio.
— Incluído no Calendário da Igreja o Dia dos Desbravadores MV.
— Anna Mitilda Erickson, falece em 9 de Fevereiro.
1958 — Acrescentado Classes Progressivas MV: Amigo da Natureza, Companheiro de Excursionismo, Guia de Novas Fronteiras.
— A revista “Juventude” é substituída pela "Mocidade".
1959 — Fundação no Brasil o primeiro clube de Desbravadores, em Ribeirão Preto, SP, com o nome de "Pioneiros".
— Pr. Clark Smith nomeado como Secretário Associado MV da Associação Geral. (1959-1976).
— Medalha de Prata desenvolvida por L.A Skinner desafiando os jovens para melhores condições físicas e excelência moral e espiritual.
1960 — Pr. J. R. Nelson, nomeado Secretário Associado MV da Associação Geral. (1960-1966).
1961 — Primeiro Campori de Desbravadores no em Santa Catarina, da Missão Catarinense, realizado pelo Pr. Henry Feyerabend. Participaram "várias centenas de desbravadores uniformizados".
Fonte: Nascido Para Pregar, de Henry Feyerabend, pág, 81 - Casa Publicadora Brasileira
— Manual de Batismo para Juvenis.
— Pr. Milton E. Kern, falece em 22 de Dezembro.
1962 — Pr. Francisco Siqueira, é eleito Líder do Departamento MV da Divisão Sul-Americana. (1962-1972)
— Pr. E. L. Minchin, nomeado Secretário MV da AG (1962-1963).
— Revisão do Manual de Ordem Unida dos Desbravadores.
1963 — Pr. John H. Hancock, eleito Diretor Mundial dos Desbravadores (1963-1970).
— Pr. Theodore E. Lucas, nomeado Secretário MV da Associação Geral (1963-1969).
— Pr. Edwin L. Minchin, nomeado Secretário Associado MV da Associação Geral. (1963-1965)
1964 — 1º Manual Desbravadores no Brasil, de L. A. Skinner com a tradução de Carlos Trezza.
1965 — Pr. L. M. Nelson, nomeado Secretário Associado MV da Associação Geral. (1965-1975).
— Manual dos MV combinado com o Manual de Líder vindo a ser o Manual MV.
1966 — Comemorado o 40º Aniversário do primeiro acampamento.
— Acrescentada a Classe Progressiva Pioneiros.
1967 — Pr. C. D. Martin, nomeado Secretário Associado MV da Asssociação Geral. (1967-1976).
— Acampamento Adventista para Cegos.
1968 — Pr. Paul DeBooy, nomeado Secretário Associado MV da Associação Geral. (1968-1970).
1969 — Congresso de Jovens, de 22 a 26 de Julho, em Hallenstadion, Zurique, Suíça.
1970 — Primeiro Campori de Desbravadores em São Paulo, da Associação Paulista, realizado pelos Pr. Rodolfo Gorski e Pr. José Silvestre. Foi realizado de 01 a 04 de Novembro, na cidade de Pirassununga. Participaram 350 pessoas.
Fonte: A História do Adventismo no Brasil, de Michelson Borges - Casa Publicadora Brasileira
Pr. John. H. Hacock, eleito Diretor Mundial de Jovens (1970-1980).
— Pr. Leo Ranzolin, eleito Diretor Mundial dos Desbravadores (1970-1980).
— Pr. Jan S. Doward, Diretor Assistente do Departamento de Jovens da Associação Geral (1970-1980)
— Paul DeBoy, introduziu o uso da tocha e do Fogo do Conselho.
— 1º Desfile de Desbravadores Público, em 7 de Setembro, em São Caetano do Sul, SP.
1971 — Pr. Mike H. Stevenson, nomeado Secretário Associado MV da Associação Geral. (1971-1975).
— Primeiro Campori de Divisão em Vasterang, Suécia (Divisão Norte-Européia - África Ocidental).
— Primeiro Filme dos Desbravadores, Treinamento dos Desbravadores por Jan Doward (filmado pelo Clube Gary Rust na Associação Chesapeak).
— Celebrada as Bodas de Prata dos Desbravadores (1971-1975).
1972 — Instituição do Sistema de Regionais, pelo Pr. José Silvestre.
— Campori da Divisão Euro-Africana, de 19 a 29 de Julho, em Vilach, Áustria.
— 50º Aniversário das Classes Progressivas MV: Amigo, Companheiro, Guia e Líder.
1973 — Pr. José Mascarenhas Viana, é eleito Líder do Departamento MV da Divisão Sul-Americana. (1973-1977)
1975 — Primeiro Campori de Desbravadores no Rio Grande do Sul, da Associação Sul Riograndense, realizado pelos Pr. José Maria Barbosa e Pr. Jason MacCraken. Foi realizado de 14 a 16 de Novembro, na sede de Acampamento Campestre, na cidade de Santo Antônio da Patrulha. Participaram 300 pessoas.
Fonte: Revista Adventista , dezembro de 1975 - Casa Publicadora Brasileira
— Campori da Divisão Australiana, 01 a 06 de Janeiro, em Yarramundi, Sydney, Austrália.
— Tradução do 1º volume dos livros "As Belas Histórias da Bíblia".
— 1º Feira de Desbravadores no Rio Grande do Sul, organizada pelo Pr. José Maria Barbosa.
1976 — Comemorado o 30º Aniversário dos Desbravadores (1976-1980).
— Acrescentado Mestrados (Aquático, Artesão, Conservação, Estruturação, Afazeres Domésticos, Naturalismo, Desportista, Técnico, Vida no Deserto e Testemunho).
1977 — Campori da Divisão Euro-Africana, de 11 a 19 de Julho, na Itália.
— Campori da Divisão Norte-Européia - África Ocidental, de 19 a 25 de Julho, em Kallioniemem, Finlândia.
— Lançamento do “Youth Ministry Accent” (Ação Jovem em Inglês).
— Publicado as Lições do Rol do Berço e Jardim de Infância.
1978 — Pr. Mário Veloso, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana. (1978-1980).
— Primeiro Campori a nível de Divisão, de 04 a 08 de Novembro, em Bangalore, Índia.
1979 — Primeiro Campori de União no Brasil, realizado na cidade de Vila Velha, PR.
— Preparo em fita cassete da Unidade Básica dos Desbravadores.
— Mudado MVJ - Missionário Voluntário Juvenil para Juvenil Adventista. Pré-Juvenil para Aventureiros.
— Revisão do Manual "Nossa Herança".
1980 — Pr. John H. Hacock começa a trabalhar no E. G. White Estate.
— Pr. Leo Ranzolin é eleito Diretor Mundial de Jovens (1980-1985).
— Pr. Michael H. Stevenson é eleito Diretor Mundial dos Desbravadores (1980-1986).
— Fundado o Clube Luzeiros do Vale, em 31 de Agosto, em Jacareí.
— Aceito o novo logotipo do Líder de Jovens Adventistas.
— Terceiro Filme dos Desbravadores, "Partilhe, Você é um Desbravador"
1981 — Pr. Assad Bechara, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana. (1981-1983)
— Publicado o “Pathfinder Sing” (Hinário).
1982 — Emblema Mundial MV substituído pelo emblema Mundial dos Desbravadores.
— Desenhado o quepe dos Desbravadores no estilo de beisebol (boné).
— Revisado o Uniforme do Clube dos Desbravadores da Divisão Norte-Americana.
— Publicado o pôster de insígnias e uniforme do Clube de Desbravadores.
— Publicado o Regulamento do Uniforme na DSA, editado pelo Pr. Assad Bechara.
— Classe Progressiva de Excursionista acrescentada entre as classes de Pioneiro e Guia.
1983 — Pr. Cláudio Chagas Belz, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana. (1983-1985)
— Primeiro Campori dos Desbravadores da Divisão Sul-Americana, de 28 de Dezembro a 4 de Janeiro de 1984, Foz do Iguaçu, Brasil. (Direção: pastor Cláudio Belz)
1985 — Pr. Jorge de Sousa Matias, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana. (1985-1990)
— Primeiro Campori dos Desbravadores da Divisão Norte-Americana, de 31 de Julho a 6 de Agosto, em Camp Hale, Leadville, Colorado. Diretor: Les Pitton.
— Publicação da Lição dos Adolescentes.
1986 — Pr. Malcoln Allen eleito como Diretor Mundial dos Desbravadores (1986-1996).
1987 — Impresso o Segundo Manual de Especialidades JA.
1989 — Revisão do Manual de Especialidades dos Desbravadores (versão internacional).
— Currículo de Líder Master.
— Currículo de Líder Master Avançado.
— Pôster das Especialidades dos Desbravadores em três línguas: inglês, francês e espanhol.
— Produção em inglês, francês e espanhol do vídeo "Pathfinder Strong".
— Pôster do 40º Aniversário dos Desbravadores.
— Distintivo do 40º Aniversário dos Desbravadores.
1990 — Pr. José Maria Barbosa, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana. (1990-2002)
1991 — Manual de Liderança Master dos Desbravadores.
— Manual Administrativo do Clube de Aventureiros.
— Manual de Especialidades dos Aventureiros.
1992 — Criado o Centro de Jovens John Hancock nas Universidades La Sierra e Andrews para o desenvolvimento de materiais.
1993 — Reestruturação do Departamento dos Ministérios da Igreja no Concílio Anual, resultando no Ministério dos Desbravadores.
— Separação do Departamento de Jovens da AG, recomendado na Assembléia Geral da AG de 1995 (após ter sido ligado ao Departamento dos Missionários da Igreja em 1980.
1994 — II Campori de Desbravadores da Divisão Sul-Americana, de 10 a 16 de Janeiro, em Ponta Grossa, Brasil. (Direção: Pastor José Maria Barbosa)
— Campori Internacional dos Desbravadores "Dare to Care", de 02 a 06 de Agosto, em Morrison, Colorado. diretor Ron Whitehead.
— Vídeo de Especialidades dos Desbravadores "Journey of Discovery"
1995 — Reorganização os Jovens com um Departamento da Associação Geral.
Diretor Mundial do Departamento de Jovens, Pr. Baraka Muganda;
Diretor Associado Mundial dos Desbravadores, Pr. Malcoln Allen;
Associados, Pr. Richard Barron e Pr. David Wong.
1996 — Pr. Malcoln Allen deixa a Liderança Mundial dos Desbravadores, em fevereiro.
1997 — Pr. Robert Holbrook é eleito como Diretor Mundial dos Desbravadores.
— Primeiro Campori dos Desbravadores da República Dominicana.
— Primeiro Campori Bi-Divisional na Indonésia.
1998 — Pr. Alfredo Garcia-Marenko é eleito como Diretor Mundial Associado de Jovens.
— Primeiro Campori de Líderes da Divisão Sul-Americana, de 13 a 17 de Janeiro, em Pucon, Chile.
1999 — Lançado no Brasil a Bíblia do Desbravador.
2000 — Primeiro Campori da União África Ocidental, de 9 a 13 de Agosto.
2001 — Conferência Internacional de Liderança Jovem, de 9 a 13 de Agosto, em Águas de Lindóia, Brasil.
— John Hancock, morre em 22 de Fevereiro.
2002 — Evangelismo Jovem via satélite realizado na Divisão Inter-Americana com mais de 60 milbatismos catalogados.
— Laurence Skinner, primeiro Diretor Mundial de Desbravadores, morre em 10 de Julho.
2003 — Pr. Erton Kohler, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana.
— Primeiro Campori Pan-Africano, de 14 a 23 de Agosto, em Nairobi, Quênia.
— Convenção Mundial Jovem para o Serviço Comunitário, em Bangkok, Tailândia
2004 — Campori Mundial "Faith or Fire", de 10 a 14 de Agosto, em Wisconsin EUA, com 30 mil pessoas de aproximadamente 100 países.
— Primeiro Campori da Divisão África Oeste, em Lome, Togo.
— Conferência Califórnia Sudeste celebra 50º Campori.
2005 — III Campori de Desbravadores da Divisão Sul-Americana, de 11 a 16 de Janeiro, em Santa Helena, PR, Brasil l. (Direção: pastor Erton Kohler)
2006 — Pr. Jonatan Tejel é eleito como Diretor Mundial dos Desbravadores.
— Pr. Hiskia Missah é eleito como Diretor Mundial Associado de Jovens.
— Pr. Otimar Gonçalves, é eleito Líder do Departamento Jovem da Divisão Sul-Americana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário