Objetivos do acampamento
· Ajudar jovens e juvenis a sentirem a proximidade de Deus e se tornarem familiarizados com Ele através da criação.
· Preparar nossos juvenis para o tempo de tribulação vindoura.
· Aumentar a familiarização dos acampantes.
· Aprender a viver ao ar livre.
· Ensinar confiança própria.
· Satisfazer o espírito de aventura.
· Desenvolver o vigor físico.
· Por em prática os ensinamentos aprendidos no Clube.
Como escolher um bom local para acampar
Um bom local para acampar deve ter água potável proximo ao local do acampamento, o terreno deve escoar a água da chuva com facilidade. Deve ser de fácil acesso, porém não proximo das cidades, a fim de evitar-mos visitas inesperadas. O local deve oferecer segurança aos acampantes. Deve ter lenha próxima.
Antes de qualquer coisa, deve se obter o máximo de informção sobre o local onde você irá levar sua unidade ou Clube, por meio de mapas, cartas topográficas, ou informações de amigos e pessoas que conheçam o local. Assim fazendo, a unidade ou Clube evitará maiores problemas quando for acampar no local.
Devemos sempre evitar terrenos que sejam pedregosos, pois dificulta a armação das barracas, abrir valetas e torna desconfortável ao dormir. Terreno encharcado deixa o local elameado trazendo dificuldades em acender fogo, ao caminhar e etc... O terreno arenozo torna dificil a montagem das barracas, por não oferecer resistência na colocação dos espeques. As encostas de morros trazem problemas com enchorradas e deslizamentos, e a crista de morros por ventar forte. Não devemos acampar debaixo de árvores, afim de evitar-mos queda de galhos, e por ser a árvore um para raio natural.
Devemos armar nossas barracascoma frente virada para onde o vento sopra, e não de frente para o vento.
Alimentação
Antes de acampar o primeiro passo a dar é a elaboração do cardápio, preparando a seguir a lista de compras. Os alimentos devem ser variados, nutritivos e de fácil preparo. Deve ser organizada uma escala de serviço, de maneira que todos possam participar do preparo da alimentação, bem como da limpeza dos utencílios da cozinha.
Lembre-se de que todos devem participar não só na cozinha mas, em toda e qualquer atividade do acampamento, pois o que comanda e lidera não é aquele qu efaz tudo sozinho, mas aquele que motiva outros a fazer.
Latrinas
Deve se cavar uma vala ou trincheira com 60 cm de profundidade, 90 cm de comprimento e 30 cm de largura para servir de latrina. este local deve ser cercado comlona ou plático escuro e ficar pelo menos a 100 m da cozinha e bem escondido. Sua localização deve estar de maneira que o vento não traga o cheiro de volta para o acampamento.
Deverá haver também um mictório, que se faz escavando um buraco, enchendo-o de pedras até o meio, facilitando assim o escoamento da urina.
Material da unidade
A unidade deve ter duas barracas, machadinha, facão, lanterna, corda de 20m, cordinhas finas, estojo de primeiros socorros, utencílios de cozinha, plástico ou lona para cobrir a cozinha e outro para abrigar da chuva ou do sol forte.
Material individual do desbravador
Cada desbravador ao acampar deve lever: Bíblia, hinário, lição, seu uniforme completo, sua mochila, sua lanterna, um agasalho, roupa de uso pessoal, chinelo, colchonete, saco de dormir ou cobertor, prato e copo de plásticos, garfo e colher, estojo de costura e material de higiene. Todo esse material deve estar acondicionado em saco plástico, evitando de molhar em caso de chuva.
Dividir responsabilidades
Cada membro da unidade ou do clube deve saber de antemão o que fazer ao chegar ao local do acampamento. deve-se dar tarefas a todos, de maneira que cada um tenha responsabilidade em fazer algo em prol do acampamento, evitando-se a sobrecarga de tarefas e a demora na montagem do acampamento.
Tudo deve ser feito com alegria , mesmo as mais ingratas tarefas. O verdadeiro desbravador vai acampar com espiriíto de união.
As últimas coisas a fazer á noite
Antes de dormir deve-se escovar os dentes, proteger a água, os alimentos ea lenha, cobrir as brasas do fogão de maneira que tenhamos algumas brasas vivas pela manhã. Veja se nada foi deixado ao sereno. Afouxe os cabos da barraca. Faça o culto e ore antes de dormir.
Ao acordar
Assopre o fogo, reavivando-o, ponha mais lenha e a água para ferver, escove os dentes, estique os cabo sda barraca, pendure ao sol a roupa de dormir, prepare o desjejum, limpe e arrume a barraca, passe uma revista no local de acampamento para ver se tudo está em ordem, faça o culto matina e hastie a bandeira.
A água
Quando se acampa, devemos escolher um local que tenha água boa para beber, mas mesmo assim todo cuidaddo é pouco. coe a água em pano limpo, ferva-a, e se for preciso purifique-a com cloro, iodo, ou com produtos químicos apropriados.
No final do acampamento
Só devemos deixar o local do acampamento nossos agradecimentos. Há anos atrás, um Coordenador da UEB dos Desbravadores deveria visitar um Clube que estava acampando mas, devido a uma confusão de datas, ele chegou somente no dia em que o Clube havia se retirado do localalgumas horas antes. Mais tarde, na sede do Clube, ele disse: “cheguei tarde para ver o acampamento, e procurei durante duas horas por todo o local, mas não pude encontrar onde o Clube estava acampado.
Não pode haver maior elogio do que este. Deixe o local de acampamento pelo menos como você gostaria de encontra-lo quando chegasse.
Antes de sair queime todo o lixo. Amasse as latas e enterre-as junto com que for de vidro, ou leve para casa de volta. Aterre as latrinas, assinalando o local, e as demais valas feitas. Replante a grama. Apague toatalmente o fogo, não deixando nenhum vestígio no local. Passe um pente fino final, recolhendo tudo o que não fizer parte da natureza.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir